Ainda existe muita confusão em relação aos suplementos chamados “pró-hormonais” e os “pré-hormonais”. Existe uma grande diferença entre essas duas categorias de produtos e o objetivo deste artigo é esclarecer e explicar como cada uma delas age no seu organismo, para que você possa escolher aquela que melhor se adequa aos seus objetivos.

Pré-hormonais

Pré-hormonais são suplementos alimentares que estimulam o próprio corpo a produzir os seus hormônios. A produção interna aumenta por causa dos efeitos estimulantes que essas substâncias têm nos mecanismos de produção hormonal do organismo.

Os pré-hormonais não são substâncias que serão convertidas diretamente em hormônios. Essa conversão, como veremos mais adiante, ocorre só nos pró-hormonais. O efeito provocado pelos pré-hormonais e os consequentes níveis mais elevados de hormônios anabólicos são decorrentes exclusivamente de uma maior produção natural do corpo dessas substâncias.

E prá que serve essa produção mais elevada? Uma maior produção de hormônios anabólicos é ótima para dois interesses principais: ou para pessoas que desejam ganhar massa muscular, ou para aquelas pessoas que estejam fazendo terapia pós-ciclo (TPC). Neste último caso, estes suplementos ajudarão a restaurar mais rapidamente os níveis normais de síntese hormonal.

Pré-hormonais são elevadores naturais de testosterona. Um exemplo deles é o Tribulus terrestris, uma planta responsável por aumentar os níveis de hormônio luteinizante (LH), que por sua vez é o hormônio que estimula as células de Leydig, nos testículos, a produzir testosterona.

Pré-Hormonal

       Tribulus Terrestris                 Aumenta os níveis de LH                  Aumenta a produção de testosterona

Outros exemplos de produtos que contêm em sua fórmula elevadores naturais de testosterona são: Recycle, P6 Black, After Cycle, Vitrix, A-HD Bpi, entre outros.

Pró-hormonais

Já os suplementos pró-hormonais são precursores de hormônios e são utilizados a fim de aumentar a quantidade disponível de hormônio livre no corpo, o que leva a grandes ganhos de massa muscular. Isso significa que estes compostos são convertidos diretamente em hormônios funcionais e ativos por meio de processos enzimáticos do metabolismo.

A própria substância que foi ingerida é alterada, e sua forma final após a transformação é o próprio hormônio anabolizante. Por isso, os ganhos musculares são provenientes da atuação deste hormônio recém-gerado no organismo. Ao contrário dos pré-hormonais, os pró-hormonais não estimulam a produção natural do corpo – eles já injetam o subproduto hormonal no organismo.

Pró-hormonais são suplementos poderosos e seu uso deve ser acompanhado por substâncias que protejam o fígado, rins, coração e outros órgãos sobrecarregados. É fundamental fazer uma boa TPC (terapia pós-ciclo) ao final de um ciclo de pró-hormonais, pois esta medida estimula a retomada da produção natural de testosterona, mantendo-a em níveis saudáveis e prevenindo a queda repentina.

Um exemplo de um pró-hormonal é a androstenediona, que é convertida em testosterona pela enzima 17β-hidroxiesteróide desidrogenase (17β-HSD). Para facilitar, veja abaixo um modelo simplificado da reação:

+  = 
        Androstenediona                                     17β-HSD                                                             Testosterona

 

Outros pró-hormonais são, por exemplo, H-Stane, M-Stane, Thor, Tiamat, Mesotropin, Fematropin e Alpha-M1.

 

Colocamos abaixo uma tabela comparativa para facilitar a visuzalição das semelhanças e distinções dos dois produtos.

Pré-hormonal

Pró-hormonal

Estimula a produção de hormônios?

Sim

Não

É convertido diretamente em hormônios?

Não

Sim

É necessário fazer terapia pós-ciclo (TPC)?

Não

Sim

São usados para quê?

TPC e ganho de massa muscular

Ganho pesado de massa muscular

Qual a intensidade dos ganhos de massa muscular?

Leves

Intensos

 

Conclusão

Assim, espero que vocês compreendam o quanto pró-hormonais são diferentes dos pré-hormonais. Embora ambos tenham como resultado final o incremento das taxas hormonais no corpo, há uma diferença fundamental entre estes suplementos: simplificadamente, os pró-hormonais (M-Stane, H-Stane, Thor, Tiamat, Fematropin, Alpha-M1 e AnaBeta Elite) são uma fonte externa de hormônios, porque são convertidos neles quando metabolizados. os pré-hormonais (Tribulus Terrestris, P6 Black, Powerfull, Recycle e After Cycle) são uma fonte interna, porque eles aumentam os níveis hormonais por meio da estimulação da produção natural de hormônios.

Onde Comprar

Para comprar Pré-hormonais, visite a nossa categoria de Pré-Hormonais.

Para comprar Pró-hormonais, visite a nossa categoria de Pró-Hormonais.

Abraço do Jacaré!