Os suplementos são parte importante na procura pelo corpo perfeito e no Brasil os mais vendidos são:

1. Whey protein

Provavelmente o tipo de suplemento mais conhecido no Brasil, o Whey protein é feito à base da proteína de leite e atualmente está disponível no mercado nacional nas versões isoladas, hidrolisadas ou concentradas. O Whey é uma rica fonte para a reconstrução muscular, além de ajudar na conquista de massa magra e de definição muscular.

2. Queimadores de gordura

Entre os suplementos mais vendidos do Brasil também estão os queimadores de gordura ou termogênicos, que são responsáveis por aumentar a temperatura corporal, acelerar o metabolismo e promover a queima de gordura, além disso, os termogênicos fornecem mais energia e disposição para as tarefas do cotidiano.

3. BCAA

Já os BCAA são constituídos dos três principais aminoácidos de cadeia ramificada para a construção muscular: leucina, isoleucina e valina. Alguns possuem adição de vitamina B6 e esse tipo de suplemento é responsável por estimular o crescimento e recuperação muscular, além de serem absorvidos mais rapidamente.

4. Suplementos à base de creatina

Famosa entre os frequentadores de academias, a creatina é um nutriente sintetizado a partir de três aminoácidos: arginina, glicina e metionina Os suplementos feitos à base de creatina também estão entre os suplementos mais vendidos do Brasil e são responsáveis  por fornecer maiores níveis de energia e de força, permitindo treinos mais intensos, pela maior disponibilização de ATP. Esse tipo de suplemento também promove o aumento de massa magra e ajuda no processo de construção muscular.

5. Suplementos à base de oxido nítrico

O oxido nítrico é formado, principalmente, a partir da arginina e leva ao ganho de músculos, melhora a oxigenação celular, diminui o tempo de recuperação pós-treino, fornece mais força e energia, acelera a nutrição celular e é rapidamente absorvido. Por suas vantagens para os praticantes da musculação os suplementos feitos à base desse ácido são, portanto, bastante populares.

6. Glutamina

A glutamina é um aminoácido essencial muito presente nos músculos e na circulação sanguínea. Ela também tem ação imunológica. Sua função enquanto suplemento alimentar é ajudar na recuperação dos músculos após a atividade física, favorecendo uma reparação mais rápida dos tecidos.

7. L-Arginina

Trata-se de um aminoácido que aumenta a vasodilatação e o volume de nutrientes levados para o músculo que está sendo exercitado, prometendo o aumento de massa muscular.

8. Maltodextrina/dextrose

É um carboidrato de absorção rápida. É usado para aumentar a energia para o treino. Porém, precisa ser administrado sem exagero para evitar o aumento indesejado de peso.

9. Ômega 3

É antioxidante, modula processos inflamatórios e é um responsável por transportar as vitaminas para os músculos.

10. Eletrolíticos

Os eletrolíticos são sais minerais usados na hidratação. Mas, por serem ricos em sódio, só devem ser usados durante a prática de atividades físicas intensas. Para ser necessário o consumo de eletrolíticos, o treino precisa ter duração superior a uma hora e meia.

Outra opção, decorrente de uma descoberta mais recente, são os chamados SARMs (Selective Androgen Receptor Modulators), nova classe de agentes não esteroidais com atividade anabólica e anticatabólica que apresentam resultados muito relevantes.

Conheça abaixo alguns suplementos SARMs que prometem resultados surpreendentes:

LIGANDROL | LGD – 4033

Suplemento esportivo não esteroidal de uso oral, que através da estimulação da testosterona como um modulador seletivo de receptor de androgênio promove o aumento da massa magra corporal e a densidade mineral óssea, sem os inconvenientes efeitos colaterais verificados com o uso de esteroides anabolizantes, como inchaço e rompimento de tecidos e raramente se observa queda de cabelo. Produz efeitos contínuos demonstrados em estudos clínicos após múltiplas doses e pode ser administrado por muito mais tempo do que as substâncias esteroides orais, devido sua segurança e alta eficácia.

ANDARINE|GSX-007

Eficaz na redução da gordura corporal e aumento de massa magra muscular, força e resistência, sem conversão de andrógenos em estrógenos. É seguro, com poucos efeitos colaterais relatados. Não é tóxico para o fígado, não afeta os níveis de colesterol, a pressão arterial sanguínea, os rins ou a próstata. Finalmente, os efeitos anabólicos do andrógeno no músculo são benéficos para aumentar a massa óssea e reduzir o risco de fratura.  Andarine também pode minimizar a LPL (lipoproteína lipase), uma enzima que causa acúmulo de lipídios e desempenha um papel no armazenamento de tecido adiposo.

OSTARINE | MK2866

O diferencial do MK 2866 consiste no modo em que promove o crescimento muscular magro de alta qualidade, associado à uma maior definição muscular, livre de inchaços e/ou aumento de tecido adiposo, com resultados em menos tempo. Não apresenta efeitos como ginecomastia, aumento descontrolado da pressão arterial e o surgimento de espinhas por todo corpo. É excelente na recuperação muscular no pós-treino intenso, tanto quanto nas lesões de tendões e ossos.

CARDARINE | GW501516

Melhora a performance de atletas de alto rendimento, ajudando na queima da gordura e aumentando a resistência nos exercícios cardiovasculares, necessários para intensificar o ritmo dos treinos. Fornece disposição para exercícios com peso, explosão na corrida e diminuição da fadiga. Atua no metabolismo da gordura contribuindo para a definição muscular.

Dessa forma, você pode optar pela suplementação que melhor atender seus objetivos. Aqueles à base de proteínas e de aminoácidos em geral, além de queimadores de gordura ou os SARMs, sendo que ambos incluem ganho de massa muscular, aumento de força e resistência, melhora na recuperação muscular e queima de gordura para ajudar no processo de definição muscular.