Descubra quais os efeitos do termogénico no seu corpo, e como eles agem para te ajudar a secar!!

 

Para se manter ativo o corpo gasta energia e, chamamos de metabolismo a quantidade de energia gasto para esse fim. Alguns organismos, devido a características genéticas, levam mais tempo para produzir a energia necessária e a essa velocidade chamamos de taxa metabólica. O metabolismo mais lento é responsável pela dificuldade em emagrecer e manter o peso e o mais rápido facilita a perda.

A ação termogênica é a propriedade que algumas substâncias têm de acelerar o metabolismo, aumentar a taxa metabólica, transformando os nutrientes em energia e diminuindo a formação de depósitos de gordura.

Os termogênicos estão presentes tanto em alimentos quanto em suplementos alimentares e medicamentos. Eles estimulam o metabolismo, aumentando o consumo de energia e a temperatura corporal, por meio da estimulação dos sistemas cardiovascular, respiratório e nervoso central, que concorrem para a queima de gorduras. Os resultados da termogênese são um aumento do metabolismo basal, que ajuda o paciente a emagrecer.

Os alimentos termogênicos podem ser consumidos em sua forma original ou sob a forma de suplementos alimentares, disponíveis em comprimidos ou drágeas com uma alta concentração da substância. Os principais alimentos termogênicos são: pimenta; guaraná; café (cafeína); chá verde; chá mate; gengibre; canela; cacau.

Os remédios termogênicos têm um efeito estimulante mais intenso sob a taxa de metabolismo do que os alimentos e suplementos alimentares.

Vejamos a seguir algumas propriedades dos termogênicos mais utilizados e seus efeitos, ressaltando que eles não se resumem à perda de peso.

Termogênicos a base de taurina promovem o desenvolvimento neurológico e favorecem quem pretende perder peso, mas também auxiliam nos casos de falta de energia. Regulam o nível de água e sais minerais do sangue, além de contribuírem para o desenvolvimento do sistema nervoso e desintoxicação do organismo, facilitando a excreção de substâncias pelo fígado.

Fortalecem e aumentam a força das contrações cardíacas e protegem as células do coração, podendo reduzir os níveis elevados de homocisteína, prejudiciais ao bom funcionamento desse órgão, além de estabilizarem os valores de colesterol no sangue.

Combatem os radicais livres que danificam as membranas celulares e funcionam como moduladores da homeostasia do cálcio, agindo, também no desenvolvimento pré-natal e pós-natal dos sistemas nervoso e visual.

Interferem na produção de óxido nítrico, de sorte a promover o aumento do fluxo sanguíneo transportando mais oxigênio e mais nutrientes para os músculos, bem como aceleram a recuperação muscular e a redução do cansaço.

Concentram-se nas células alfa do pâncreas, melhorando o funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos, auxiliando no controle da secreção de insulina e na prevenção do diabetes.

Outro conhecido termogênico - a cafeína - é metabolizada no fígado, percorre todo o corpo e atua sobre todos os sistemas do organismo. Ligando-se às células nervosas, ela age sobre o sistema nervoso central, estimulando a concentração, melhorando o humor e diminuindo a sensação de fadiga após a atividade física e mental.

Ao estimular o sistema nervoso, acelera o metabolismo basal, aumenta a produção de suco gástrico e facilita a digestão.

Também faz as glândulas suprarrenais produzirem mais adrenalina, inibe os efeitos da adenosina na corrente sanguínea, acentuando a força dos músculos esqueléticos, diminuindo a fadiga e melhorando o estado de alerta, contribuindo para a prática esportiva.

Outra substância termogênica é o citrus aurantium, que pode ser encontrado na laranja amarga.

O extrato feito a partir da casca do fruto é utilizado como uma alternativa a substância efedra (Ephedra sinica), conhecida como efedrina, usado em muitos suplementos alimentares e produtos para perda de peso, supressão do apetite e proibido pelo FDA desde 2004.

Foi em 1999 se descobriu o efeito do citrus aurantium para perda de peso. Neste ano foi feito o primeiro registro de uma pesquisa onde um grupo que recebeu os suplementos de laranja amarga mostrou uma acentuada diminuição da massa de gordura no organismo. Impulsionado pelo sucesso deste primeiro estudo, o Departamento de Fisiologia, Patologia e Medicina da Georgetown University, em Washington, EUA desenvolveu um novo estudo mais detalhado em 2002.

A L-carnitina consiste num composto orgânico nitrogenado presente no organismo em pequenas quantidades e armazenado principalmente nos músculos esqueléticos e cardíaco, além de rins e cérebro. A suplementação tem se mostrado uma grande aliada dos praticantes de exercícios por melhorar a performance física durante e após a atividade física. Ela ajuda a diminuir a perda da reserva de carboidratos no músculo durante o exercício, já que promove a maior queima de gorduras.

Promove a vasodilatação, permitindo maior suprimento de oxigênio e nutrientes às células musculares, também contribui para o retardo da fadiga e melhora o desempenho físico. Isto ocorre porque ela ativa enzimas que favorecem a menor produção de ácido lático.

Controla os níveis de colesterol e atua como um importante fator na oxidação de gorduras, aumentando a mobilização de triglicerídeos.

Sua ação vasodilatadora favorece o aumento do fluxo sanguíneo em condições como doenças isquêmicas e, em indivíduos com insuficiência renal submetidos à hemodiálise que, recorrentemente apresentam baixa concentração plasmática de L-carnitina.

Pode atuar no cérebro retardando o envelhecimento das células neuronais em função de potencial efeito antioxidante. Isto porque refletir na melhor capacidade em processos de aprendizagem e memorização e retardar processos neurodegenerativos.

Vale enfatizar, por fim, que apesar do aumento do metabolismo basal, isoladamente, os termogênicos não são suficientes para gerar a queima de gordura ou a perda de peso. No entanto, quando associados com uma dieta hipocalórica e prática de exercícios físicos aeróbicos regulares, eles potencializam os efeitos dessas mudanças de hábitos e fazem com que o indivíduo perca peso mais rapidamente.

Agora que você já sabe, corre pra loja e escolhe o seu termo, alcance os seus objetivos muito mais rápido!!!