Como evitar lesões na hora de malhar

Quem gosta de treinar pesado precisa ter atenção para não machucar a musculatura e nem ficar com dores na coluna. Neste artigo, vamos falar sobre como evitar lesões na hora de malhar?

Resultado de imagem para Como evitar lesões na hora de malhar

Afinal, como praticar musculação de alta intensidade, conseguindo bons resultados, sem machucar a musculatura ou até mesmo o joelho? Sabemos que um treino para ter bons resultados é preciso que o atleta se esforce ao máximo, realizando o chamado “treino pesado”.

É esse treino que de fato muda o corpo, mas é preciso ter atenção para não machucar as articulações.

Como evitar dores articulares?

Para treinar e evitar lesões você precisa primeiramente entender quais são as causas que levam e fazem com que as lesões aconteçam. Uma das primeiras causas é a chamada técnica de execução inadequada.

Infelizmente, isso é bastante frequente nas academias e boa parte disso se dá por culpa dos treinadores, que nem sempre estão atentos ou dispostos a oferecer um atendimento ao aluno com qualidade.

Muitos partem do princípio que alguns aparelhos são quase auto explicativos, e deixam os alunos fazerem como bem entendem.

Se você passa hoje por esse problema de ter um treinador ruim, converse imediatamente com os responsáveis pela academia e peça uma atenção ao seu treino, porque é através desse cuidado e dessa explicação sobre como se faz a execução do exercício que você vai evitar uma das primeiras causas de lesão.

Muitos são os alunos que desconhecem a forma correta de executar determinadas séries, por exemplo, para evitar lesões na hora malhar, é necessário um combinação de aluno atento e professor dedicado. Simples!

Não aquecer

Esse pode ser considerado o segundo motivo de lesões. São muitos os alunos que chegam na academia e simplesmente vão direto levantar peso, sem nenhum cuidado.

Para evitar lesões na hora malhar é essencial que você aqueça por pelo menos 10 minutos. Dessa forma, seu corpo ficará mais preparado e oxigenado para poder se empenhar durante os exercícios.

Não alongar

Outro erro comum e que pode ajudar você a evitar lesões na hora malhar é simplesmente se alongar sempre que o treino terminar. Mesmo que o seu professor não realize nenhum atividade pós-treino para alongar, faça você mesmo em algum cantinho da academia. Aliás, ao alongar, você também vai evitar dores musculares depois das atividades.

Respeite seu limite

Infelizmente é bastante comum nas academias ver pessoas treinando e não respeitando seus limites. São pessoas que levantam peso mais daquilo que de fato podem aguentar, simplesmente com o objetivo de se mostrar mais forte. Pra que?

Ao fazer isso, além de não balancear os lados, você vai gerar um desequilibro nas articulações, potencializando dores e lesões. Sua coluna e joelhos serão os mais prejudicados, por exemplo.

Por isso, treine focado e não pesado demais. Pra que sobrecarregar as articulações?

Quando você pega mais carga do que deveria, acaba dando mais impulso e “trancos”, sobrecarregando onde não deveria. 

Cuidado com a falta de flexibilidade

Esse é assunto que poucos dão atenção e são poucos que tem clareza sobre o tema. A flexibilidade é de extrema importante para evitar lesões na hora malhar.

Não é exigir de todos que fazem musculação ou treinam que tenham a flexibilidade de uma bailarina, mas isso de fato é necessário para a execução de alguns movimentos. Por isso, se você já notou que não tem muita flexibilidade, comece junto com seu treinador a trabalhar isso para evitar posturas de risco.

Determinados exercícios forçam muito a nossa lombar, colocando a gente em posição de risco. Isso pode proporcionar lesões sérias.

Cuidado com o agachamento

Esse é um dos exercícios mais comuns e que infelizmente podem acarretar em lesões quando mal executado. Quando você agacha muito profundo, e sabemos que trata-se de um dos melhores exercícios para membros inferiores, é preciso ter flexibilidade suficiente para não agachar com uma postura de risco, trazendo problemas e lesões para a nossa lombar e joelhos.

Procure respeitar a progressão de carga

Para evitar lesões na hora malhar, é preciso respeitar a progressão de carga, porque o seu músculo evolui e se desenvolve rapidamente, mais que os tecidos e ligamentos. Por isso, o musculo pode aguentar aquela sobrecarga, mas a articulação não, por isso acaba gerando em lesões.

suplementos para articulação

Utilize suplementos para evitar o desgaste nas articulações

Suplementos a base de condroitina, glucosamina e msm são podersoso alidados contra o desgaste nas articulações. Manter as articulações sempre lubrificadas é fundamental para evitar dores articulares e lesões. Por isso, mesmo sem qualquer sintoma de dor, para atletas e praticantes de atividades físicas é de suma importância previnir esse tipo de desgaste. 
Aqui no Jacaré você conta com uma enorme gama desses suplementos pelos melhores preços:
https://www.jacaresuplementos.com/naturais/articulacoes/

Viu, como pode ser fácil evitar lesões na hora malhar com pequenos cuidados?