Este artigo busca explicar a importância de realizar exercícios aeróbios quando o objetivo é queimar gordura. Também será tratado qual é a melhor forma de fazê-los, incluindo questões como quando, onde, e com qual intensidade.

O Que São Exercícios Aeróbios?

Exercicio AeróbicoExercícios aeróbios são aqueles que usam oxigênio para gerar a energia para os músculos. Geralmente esse tipo de exercício utiliza uma grande quantidade de grupos musculares de forma contínua e com intensidade baixa ou moderada.

Andar, correr, nadar e pedalar são alguns dos principais exemplos de exercícios aeróbicos.

Exercícios aeróbios consomem grandes quantidades de energia, e geralmente são os exercícios favoritos de quem deseja perder peso. 

Zona de Queima de Gordura

Para maximizar os efeitos de queima de gordura dos exercícios aeróbios, eles precisam ser feitos na zona de queima de gordura. Essa zona é determinada pelos seus batimentos cardíacos de acordo com a seguinte fórmula:

Zona=(220-Idade)*0,75

Por exemplo, uma pessoa com 20 anos de idade tem a seguinte equação:

Zona=(220-20)*0,75
Zona=(200)*0,75
Zona=150

De acordo com a zona de queima de gordura, uma pessoa com 20 anos de idade deve manter a sua frequência cardíaca em 150 batimentos por minuto enquanto estiver fazendo exercícios aeróbios a fim de maximizar a queima de gordura.

Melhores Horários para Fazer Aeróbios

AEJ

1 – De manhã em jejum. Você deve beber de 500 a 800 ml de água antes de fazer esse treino para evitar a desidratação. Esse é o horário mais efetivo para queimar gordura, chegando a aumentar em 300% o consumo das reservas de gordura. Isso acontece porque o seu corpo não tem glicogênio para queimar, então ele tem que transformar gordura em energia para realizar a atividade.

2 – Logo após uma sessão de musculação.  Logo após o treino é um ótimo momento para fazer aeróbios porque as reservas de glicogênio estão em baixa. Isso significa que o processo de queima de gordura começa rapidamente, maximizando os resultados e requerendo tempos menores de exercícios.

Duração e Frequências

A fim de atingir os melhores resultados, as sessões de exercícios aeróbios devem durar de 30 a 45 minutos e ser realizadas de 3 a 5 vezes por semana.

Aceleração do Metabolismo

Os exercícios aeróbios elevam o metabolismo durante horas após o treino. Isso resulta em um maior gasto calórico do que apenas o que existiu durante o exercício, levando a perdas mais acentuadas de gordura. Esse efeito é bastante significativo e é um dos principais motivos pelos quais a realização de exercícios aeróbios é tão importante. Normalmente, as pessoas acreditam que a queima de gordura se dá apenas durante o exercício – por isso ficam frustradas quando, após terminar o treino, vão ao banheiro ou à balança e não percebem o resultado pretendido. Isso é um erro e um equívoco sério, que pode leva-lo a desestimular-se dos treinos. Na verdade, o maior efeito do exercício aeróbio periódico é justamente o desequilíbrio hormonal que gera pelas próximas várias horas.

Conclusão

Os exercícios aeróbios são uma excelente maneira de emagrecer, pois além de resultar em uma intenso gasto energético enquanto estão sendo executados, eles também aceleram o metabolismo em repouso, levando a uma maior queima das reservas de gordura mesmo quando não se está exercitando.