MELATONINA E OS MÚSCULOS

 

A melatonina é conhecida pela maioria das pessoas pelo seu principal benefício: auxiliar num sono perfeito. No entanto a melatonina possuí outro benefício que pode ser um pouco mais atrativo para os ratos de academia, que é o poder de auxiliar o crescimento muscular.

 

Melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula de pineal, ela age enviando sinais e instigando a produção hormonal em horários específicos do dia e da noite.

 

Muitas vezes a melatonina é indicada para pessoas que apresentam distúrbios de sono e que precisam de uma ajudinha extra para regular os ciclos de sono e despertar (ritmo circadiano). O que a maioria das pessoas desconhecem é que o suplemento de melatonina é um forte aliado ao crescimento de massa muscular.

 

A melatonina desencadeia a liberação do hormônio de crescimento e também age regulando o ritmo circadiano, o que envia sinais ao corpo mostrando que está na hora de dormir.

 

A suplemento de melatonina sozinho não irá provocar o crescimento muscular, mas ele consumido nos horários corretos e em combinação com treinos adequados e uma dieta balanceada, podem otimizar os seus resultados.

Seguem algumas dicas importantes que irão te auxiliar no processo de crescimento muscular.

 

DICA 1

 

Tome 3-5mg de melatonina 1 hora antes do levantamento de peso, para impulsionar o seu corpo e aumentar os níveis do hormônio de crescimento, facilitando assim o crescimento muscular. De acordo com a publicação americana "Natural Anabolics (Anabolizantes Naturais) de Jerry Brainum. O consumo de suplemento de melatonina durante o dia, não deverá te fazer sentir sonolento, mas se esse for o caso, tome um suplemento que contém cafeína para te dar um impulso de energia.

 

DICA 2

 

Treinos intensos de levantamento de peso com duração acima de 60 minutos por vez, desencadeia a secreção catabólica ou ruptura muscular, aumento nos níveis de cortisol, minimizando os benefícios de hormônios anabólicos como testosterona e hormônio de crescimento. Focar em movimentos compostos que recrutam muitas fibras musculares com eficiência e que provocam a liberação de hormônios que aceleram o crescimento muscular.

 

Treine na faixa de hipertrofia de 8-12 ou faixa de crescimento muscular para obter resultados mais eficazes durante seus treinos.

 

DICA 3

Tome um suplemento de recuperação muscular como BCAA ou shake de proteína de rápida absorção imediatamente após seu treino. O processo de reconstrução/recuperação muscular deve começar imediatamente após o término dos trabalhos na academia. Seus músculos não começam o processo de recuperação antes de receber uma boa nutrição.

 

DICA 4

Faça de 5-8 refeições pequenas e balanceadas durante o dia para oferecer ao seu corpo nutrientes importantes para a recuperação muscular, como aminoácidos. Se necessário a refeição pode ser substituída por shakes de proteína ou hipercalóricos. Refeições ideais são as que contém alimentos integrais, carnes magras, carbo-hidratos com baixo nível glicêmico e gorduras insaturadas. Segue um exemplo perfeito de uma refeição para quem quer ganhar massa muscular magra > 1 filé de salmão grelhado, 1 copo de brócolis cozido em água e 1 copo de arroz integral.

 

DICA 5

Tome de 1-5 mg de melatonina antes de dormir. O sono é um tempo importante para o reparo muscular e muitos outros hormônios, como o hormônio de crescimento é produzido durante o período de sono profundo. Uma noite de sono de qualidade é imprescindível para o crescimento muscular e uma noite mal dormida impacta essa produção hormonal de forma negativa.